quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Como limpar os brinquedos das crianças

Achei super interessante e utilidade pública esta reportagem, resolvi reproduzí-la para vocês.





"Poeira, umidade, restos de massinha. Quanto mais a criança gosta e usa um brinquedo, mais ele acumula sujeiras de diversos tipos. E essas impurezas passam fácil para o organismo do seu filho. Nos primeiros anos isso acontece quando ele leva tudo à boca e, depois, quando a mão que toca aquele ursinho de pelúcia vai direto e sem escalas para os olhos, nariz e boca. Por isso, criar uma rotina para a limpeza dos brinquedos é uma boa ideia. Mas tudo sem exageros.

Você já deve ter ouvido falar da importância da tal “vitamina S”, da sujeira e dos micro-organismos nela presentes, para o desenvolvimento da resistência das crianças. E o melhor jeito de elas suprirem a necessidade dessa “vitamina” é brincando. Só que não dá para deixar tudo imundo e, quando você limpa com frequência os itens que ficam em contato com seu filho no dia a dia, dá também mais vida útil para eles. E essa tarefa é mais simples do que parece. “Quase todo material pode ser limpo com água e sabão ou álcool”, explica Wagner Heilman, diretor do Clube do Brinquedo, serviço de locação de brinquedos que funciona na capital paulista e que higieniza os itens todos usando praticamente apenas essas duas opções. Então, mãos à obra! 
Kit básico
Manual de instruções do fabricante ou etiqueta (para bichos de pelúcia e tecidos). Leia sempre e siga à risca. O que é dito ali já foi testado e funciona

Pano macio Pode ser do tipo flanela, daquele que não solta muitos fiapos

Álcool 70%  É o mais indicado para matar bactérias, mas nem sempre é fácil de achar. Procure em farmácias. Também serve em gel

Sabão neutro  Prefira as opções líquidas, que deixam menos resíduos

Escova de dentes velha Para aqueles cantinhos difíceis

Modo de limpar

Eletrônicos Nada de usar água ou álcool. A umidade pode danificar os circuitos e o funcionamento dos brinquedos. Utilize um pano seco e escova de dentes macia para os cantos. Retire sempre as pilhas e baterias quando não estiver usando. Isso evita que ocorram vazamentos e que a pilha se gaste, já que, mesmo desligado, o produto consome parte da carga. Se funcionar com eletricidade, ensine seu filho a desligá-lo e retire o conector da tomada.

Plástico, borracha e EVA
Os três seguem mais ou menos a mesma lógica: podem ser limpos com álcool ou pano umedecido e algumas peças podem tomar banho de verdade, com água, sabão e esponja. O cuidado é secar bem, de preferência ao sol. Isso evita manchas e fungos.

Madeira
É um dos materiais mais fáceis de estragar com uma limpeza incorreta. Isso porque pode absorver água e inchar ou mofar. Além disso, o álcool pode manchar ou retirar alguns tipos de pintura. Prefira a limpeza a seco ou com pano levemente úmido.

Metal O perigo é deixar a peça úmida e ela enferrujar. Por isso, prefira panos com álcool, que evapora mais rápido.

Tecidos e pelúcias
Muitos deles podem ir na máquina de lavar, mas só faça isso se o fabricante indicar para não correr o risco de encolher ou estragar as formas do brinquedo. Lembre-se sempre de deixar secar muito bem, de preferência ao sol. Você também pode lavar a seco em lojas especializadas. Caso não seja possível lavar de nenhum jeito, bata bem o bicho para retirar a poeira.

Brinquedos com água O cuidado é simples: secar bem para não criar fungos e mofar. Se for um brinquedo para a hora do banho, tire-o do banheiro a cada uso, pois o ambiente ali continua úmido por muito tempo.

Brinquedos com massinha Massa de modelar é sinônimo de lambança, todo pai e mãe sabe. Mesmo para aquele micropedacinho grudado nas mil voltinhas do brinquedo, os fabricantes recomendam usar apenas as peças incluídas nos kits – como espátulas e facas de plástico, que podem ser lavadas e secas.

Brinquedos com comida Fábricas de cupcakes, sorvetes, chocolates. Como limpar? Em geral, as peças podem ser lavadas com detergente ou na lava-louças. Isso deve ser feito após cada fornada de delícias. "

Fonte: revista crescer


Nenhum comentário:

Postar um comentário