sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Entrevista com os Espelho parte 1


Como disse ontem no facebook, resolvi fazer este post para aquelas pessoas que viraram minhas amigas virtuais e tem curiosidade em saber mais sobre nós aqui do outro lado e às vezes ficam sem graça de perguntar. Separei algumas perguntas mais frequentes e vou dividir em partes, para diferenciar os assuntos, tentando ser breve para o post não ficar cansativo e longo demais. Hoje o assunto é: Morar nos EUA

  1. Porque você saiu do Brasil para morar ai em Chicago especificamente?? Como foi o processo de adaptação?
Eu morava em São Paulo, capital, e meu marido também brasileiro trabalha há 13 anos numa empresa de origem americana. Conversando um dia eu disse: será que eles não tem uma oportunidade para você lá fora? e ai pimba, depois de uns meses ele recebeu uma proposta para vir para cá para ficar inicialmente por 2 anos. Mas o trabalho dele iria exigir muitas viagens por aqui, conclusão: eu ficaria sozinha a semana toda.Como eu havia acabado de iniciar um trabalho, nada me prendia (a não ser a familia), disse para ele : vamos, eu topo. Em menos de 3 meses mudamos para cá.
Era  inicio de outubro, bem no começo do frio, tivemos que nos adapatar : botas de neve, cachecol, casacos pesados e toucas acabaram por fazer parte de nosso dia-a dia. Pegamos neste ano um frio de -26C, mas para nós era tudo novidade, diversão.
Passados 2 anos, contrato prorrogado e sem previsão de volta.

     2. Vini se adaptou bem com a alimentação ?

Aqui temos de tudo, não temos aquela qualidade que se encontra ai no Brasil. Por exemplo a banana vem exportada da Colômbia, temos variedade de frutas e legumes, o que diferencia é o gosto, sem o açúcar natural da fruta, sabe aquele papaya docinho ??? então, aqui tem o papaya, mas é sem gosto ..
Vini quando chegou ainda tomava leite em pó, mas não se adaptou com os leites daqui e ai introduzimos o leite integral (estava com 1 ano e 1 mês).
Quanto ao resto normal :arroz, feijão,legumes,saladas,carnes, peixe, frango.Tentei não mudar em nada e continuo cozinhando e fazendo os mesmos pratos que fazia ai no Brasil.

3. Quanta diferença de lingua: Vini fala inglês ou português?

Quando escolhemos a escolinha do Vini , pensamos em optar por uma escola que tivesse tempo integral, assim ele passaria mais tempo em contato com o inglês. De inicio o processo de comunicação me preocupava demais. Ele estava super travado e ficava nervoso por não conseguir se expressar, falava pouco. Mas nada como o tempo, com o passar dos meses ele foi incorporando o inglês super bem e hoje é sua primeira lingua, mistura algumas palavras em português, mas para se comunicar conosco é tudo em inglês. Falamos com ele em português na tentativa dele aprender, ele entende tudo, mas na hora de responder : inglês. Livros e filmes em português sempre faço questão de ter aqui em casa , assim ele não perde a referência do português. Eu fiz aulas num Community College, para aprimorar e relembrar meu inglês, hoje já terminei, mas em breve quero fazer outros curso, pois como não trabalho fora, preciso praticar , pois o vocabulário fica muito restrito.


4. Pediatra

Conheci uma brasileira por intermédio da internet, em uma comunidade de brasileiros em Chicago. Ela me ajudou muito, quando cheguei veio nos conhecer, e o melhor: tinhas filhos regulando a mesma idade do Vini, então me indicou  a clinica e o nome do  pediatra que frequentava (um alivio), o melhor de tudo : era perto da minha casa.
O medo do Vini ficar doente era grande, afinal esta temperatura por aqui não é fácil, mas ele sempre foi muito saudável, e nunca precisei sair correndo para emergências por aqui, teve um resfriadinho, uma tossinha, mas nada de grave.
Obs: aqui a consulta é super rápida, você entra falando hello e o pediatra ja diz bye bye, eu odiei, a primeira consulta não consegui com o mesmo médico indicado pela minha amiga , mas ai me acertei com o outro da minha amiga , uma amor, se diz mágico e não doutor..adorei!!


5. Como é sua rotina ai nos EUA?? Você tem alguém para ajudar???

Pela manhã levo Vini na escolinha (8:00 até 16:30) e volto para arrumar a casa , aqui não tenho diarista para me ajudar, então sou eu em tempo integral. O que eu estou tentando fazer é dividir as tarefas e cada dia faço uma parte: um dia lavo roupa, outro aspiro a casa, outro tiro o dia para fazer as compras da loja, supermercado e assim vai. De inico foi difícil, pois quando ele não estava na escola, era um Deus nos acuda!!! kkkkk eu fazia as coisas enquanto ele tirava a soneca da tarde.
O horário de jantar daqui já é cedo às 18:30 , então à tarde já me programo, pois depois que ele chega , já não consigo fazer nada.


6. Na temporada do frio e neve, como se adaptar ?

As casas aqui são climatizadas, preparada par o inverno, então só sentimos o frio quando saimos da casa para carro. Vini sempre usa calças grossas e vários casacos, blusas, toucas,bota e  luvas .
Tirar a neve do carro, calçada, de inico era o máximo, hoje como não é novidade, já não achamos tão legal kkk.
Como a cidade fica na beira de um lago(Michigan) aqui venta demais, a sensação térmica é de mais frio ainda. Muito chocolate quente, café, sopinhas para aguentar o inverno, mas já nos acostumamos.

Jogo rápido:

Do que sinto falta: familia e amigos
O que me surpreendeu quando cheguei aqui: a limpeza e educação das pessoas
Como faz para não sentir tanta saudades: skype todo dia e telefone
O que mais gosto daqui: segurança
O que tenho mais vontade de comer quando vou à São Paulo: a pizza com certeza, não existe igual
Pretende voltar: sim, mas não agora
Uma curiosidade: aqui nas casas não existe tanque de lavar roupa, tudo aqui é descartável, limpeza prática para facilitar as mulheres, usamos só maquinas de lavar e secar, panos de limpeza tudo descartável
Quantas vezes vai ao Brasil? geralmente uma, porém este ano vou no final de dezembro

Abaixo uma fotinho daqui de Chicago quando pegamos uma  nevasca forte. Esta era minha rua, ficamos 3 dias isolados dentro de casa, o bom é que a meteorologia daqui previu e nos avisou, então fizemos estoque me casa para estes dias. Mas isto foi um fato isolado, não acontecia desta intensidade há mais de 40 anos.



Separe um video da cidade : 


Espero que tenham gostado de conhecer um pouco mais sobre mim. Próxima Parte: Como surgiu a loja e Gravidez do Vini.
Bjs Fabi




2 comentários:

  1. Adoreeei amiga!
    Muito legal conhecer um pouco mais sobre vocês ;D

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Amei Fa, que história bacana, mulher nota 1000, super mãe esposa te admiro muito.

    bjss
    Fernanda mamãe do Daniel

    ResponderExcluir