sexta-feira, 6 de julho de 2012

Ser mãe é...sentir culpa

Lembro-me como se fosse hoje a primeira vez que ela entrou na minha vida : a minha GO dizendo: olha você não teve dilatação suficiente então vamos ter que marcar a cesárea. Pronto!!! ela  nasceu: a culpa de mãe, mesmo antes de Vini vir ao mundo eu ja me culpava. Que loucura, quantos sentimentos e quantas cobranças. As vezes penso que estou enlouquecendo.

Depois  do nascimento vem a culpa por não conseguir amamentar, ou por conseguir, pelo filho ganhar peso demais ou por não ganhar, pelo filho ser chorão e não dormir a noite, por se sentir irritada e cansada quando deveria estar feliz, por chorar quando deveria apenas sorrir. A CULPA tende a aumentar: culpa por introduzir alimentos antes do necessário, culpa por sair de casa e deixar seu filho com outra pessoa, ou ainda, culpa por optar por não trabalhar e não poder ajudar o marido com as despesas da casa.
E assim por diante, até o filho fazer 18 anos e chegar de madrugada em casa. Ou ainda brigar com a namorada. Ou pegar o carro escondido: a maioria das mães vai sentir culpada por isso também.

Sentimento de culpa, toda mãe tem. E isso varia desde o desejo de passar mais tempo com os filhos a não dar alimentos saudáveis ou comprar o que eles desejam. Não importa se você tem 20 ou 40 anos, se vive em uma grande cidade ou no interior, esses conflitos sempre aparecem.
Nem sempre as coisas saem como o esperado. Aí, em vez de encarar com naturalidade os acontecimentos,  abrimos brechas para o clássico sentimento de culpa, que não dá sossego.
Podemos até almejar a perfeição, mas este é um ideal impossível. Por isto, não custa repetir : não precisamos nos cobrar tanto.



É muito dificil lidar com esta montanha russa de sentimentos, mas estou tentando melhorar.

Bjs Fabi


Nenhum comentário:

Postar um comentário