quinta-feira, 31 de maio de 2012

Alimentação pós parto

Mamães sei que a fase pós parto é super complicada e cansativa. Surgem muitas dúvidas com relação à alimentação. A ansiedade maior é em relação ao peso. As novas mamães têm a primeira pergunta na ponta da língua: "quanto tempo vou demorar a voltar ao peso normal, que tinha antes da gravidez?".
Durante esta fase é preciso ter algum cuidado com que se come, pois os nutrientes também chegarão até ao bebê, através do leite materno.
As quantidades de vitaminas e minerais que a lactante necessita são maiores em relação às mulheres não lactantes. Dessa maneira, é muito importante que a mulher evite alimentos muito calóricos, ricos em gorduras ou carboidratos simples como salgados, frituras, bolos, tortas e dê preferência aos alimentos integrais e naturais. Isso significa que frutas, legumes e verduras devem estar presentes diariamente nas refeições. Substitua alimentos ricos em farinha refinada pelas versões integrais como pão integral, bolachas integrais, arroz integral.
(A pessoa que consegue  fazer esta substituição na alimentação, usar as formas integrais, emagrece muito mais fácil e rápido. O processo pode ser feito aos poucos para quem não consegue se adaptar ao gosto dos integrais.)
 X

Recomendação:
- Ômega 3 (salmão, semente de linhaça, castanha do pará, rúcula, couve, espinafre) efeito antidepressivo.
- Vitaminas do complexo B ( levedo de cerveja, farelo de arroz, castanha do pará, farinha de trigo integral, gérmem de trigo, aveia em flocos) equilibra os hormônios femininos.
- Zinco, selênio e magnésio (castanha-do-pará, castanha de caju, amêndoas, nozes) evita a queda de cabelo.
- Cálcio (agrião, amêndoa, aveia, avelã, castanha do pará, gergelim) contribuem para o equilíbrio da produção do leite .
- Ferro (acelga, agrião, beterraba crua, carne de frango assada, flocos de cereais, melaço, folha de abóbora, folha de beterraba) evita anemia.
- Beber no mínimo 8 copos de água por dia.
- Cafeína: a ingestão de cafeína pela mãe faz com que o leite materno tenha quantidades dessa substância. A cafeína faz com que o bebê fique sem sono e irritado e, por isso, a melhor opção é restringir alimentos que contenham cafeína e optar pelos alimentos descafeinados. Alimentos que contém cafeína são café, chás (mate, verde), chocolates (cacau), refrigerantes.
-Bebidas alcoólicas: podem comprometer a produção de leite materno e, além disso, o álcool passa para o bebê através do leite. Durante a amamentação, a orientação é excluir as bebidas alcoólicas da alimentação.
-Alimentos ricos em enxofre: durante a amamentação muitas mulheres reclamam do desconforto causado por gases. Por isso, nesse período, a recomendação é evitar alimentos ricos em enxofre pois eles estimulam a produção de gases. Evite feijões, brócolis, couve-flor, couve manteiga, rabanete, repolho, espinafre.
- Fazer dietas com restrição calórica.

A fadiga, estresse e ansiedade podem prejudicar a produção de leite. Mamãe tenha um tempinho para você e amamente em um lugar tranquilo!
Quanto mais a mãe amamentar melhor para ela e para o bebê. A produção de leite consome cerca de 500 calorias por dia. Amamentar emagrece! Além de fortalecer o sistema imunológico do bebê.

Se a mamãe não está amamentando ou passou do peso recomendado da gestação é possível fazer uma dieta hipocalórica (com poucas calorias) individualizada que poderá ser prescrita por profissional habilitado. Eu apesar de ser nutricionista não posso colocar uma dieta aqui e falar para vocês seguirem, vai contra os principios, pois cada indivíduo tem um metabolismo e uma necessidade calórica diferente.
A mamãe que passou desta fase de amamentação e quer emagrecer eu recomendo:
1- Começar uma atividade física, caminhada no bairro 30 min já ajuda bastante( leve o bebê no carrinho), ou invista em qualquer atividade física que você goste.
2- Se você quer emagrecer mesmo: faça uma revisão na geladeira e no armário e retire tudo que engorda ou que possa fazer você cair em tentação (doces, bolachas, chocolates...)
3- Monte uma listinha com o que você precisa comprar : verduras, frutas, integrais e opte por diminuir a quantidade de carne vermelha (a sua digestão vai melhorar bastante)
4- Aproveite o inverno para fazer sopas, ajuda muito perder peso.
5- Peça ajuda para seu marido e deixe claro que você quer emagrecer, eles são os campeões em sabotar nossa dieta com aquele jantarzinho, pizza ou aquele lanchinho tipo" bomba calórica".
6- Invista em frutas secas, são ótimas para sacear a vontade louca das 4 horas da tarde de devorar doces.
7- Faça gelatina, e coma quando a fome apertar, sem medo das calorias.
8- Água, muita água!!! encha uma garrafa de água e leve-a para todo canto,coloque uma meta de até o anoitecer você tem que esvaziá-la.

O post ficou grande, mas está cheio de informação bacana! Quem tiver alguma dúvida pode me escrever, estarei  tentando responder todas na medida do possível.









2 comentários:

  1. Adorei a matéria, apesar de não estar grávida. Aqui em casa é diferente, meu marido da a maior força e sou eu que me saboto mesmo. Quando digo que vou comer algo que está fora da dieta ele me esculhamba tanto que até perco a vontade.

    ResponderExcluir