sexta-feira, 11 de maio de 2012

Dicas para retirar a chupeta


A chupeta é um recurso que a criança usa para satisfazer suas necessidades orais, porém, a longo prazo, o hábito pode trazer consequências ruins para a saúde geral da criança como alterações ortodônticas, de respiração e de fala.
Muitos dentista e fonoaudiólogos recomendam o uso do bico anatômico (ortodôntico) de silicone e  concordam que a chupeta deve ser retirada da criança até os dois anos de idade. Após, começam problemas como a mordida aberta nos dentes anteriores (dentes da frente), que é facilmente percebida pelos pais. A remoção imediata pode aliviar esses sintomas.

Meninas estou nesta fase de dar um sumiço nesta "pepeta", Vini só pega a chupeta para dormir, mas preciso tirá-la. Fui em busca de umas dicas e li esta reportagem na revista crescer. Resolvi postar aqui para alguma mamãe que também esteja passando por esta fase, achei interessante.

" Abaixo, você confere 5 dicas para ajudá-la nesse processo:
1. TENTE AOS POUCOS
Reduza o tempo que ele fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ele começar a se desacostumar.

2. FORA PRENDEDOR
Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura oral, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada.

3. FAÇA UMA TROCA
No caso de bebês, substitua a chupeta por algo de que ele goste ou pelo qual se interesse e que possa ser colocado na boca.

4. GOSTO RUIM
Deixe a chupeta estragar. Segundo os médicos, a criança vai perdendo o interesse porque o “gosto bom” acaba.

5. MARQUE O DIA
Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. Senão ele vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la. "

Fonte: Carlos Alberto Landi, pediatra do Hospital Samaritano, SP- Revista Crescer





Alguma dica, quem tiver por favor escrevam, vai ser de grande ajuda!! bjs Fabi

Um comentário:

  1. Oi Fah! Com meu Enzo eu espacei bastante, só dava a noite na hora de dormir, depois com 1 ano e 4 meses, juntei todas as chupetas e joguei fora de uma vez. Ele deu uma choradinha no primeiro dia, no segundo...E depois não pediu mais...Acho também que quando mais cedo a tentativa, melhor para ambos. No meu caso, tracei meu objetivo com data e idade dele para fazer isso. E não voltei atrás. Bjo amiga!

    ResponderExcluir