quinta-feira, 10 de maio de 2012

Proibição de Funchicórea e a cólica


Pra começar sei que estou atrasadíssima neste post sobre a proibição da funchicórea, mas nunca é tarde para ter informações.
Eu particularmente usei no Vini quando bebê , porém poucas vezes , pois ele era uma bebê muito tranquilo e quase não tinha cólica.
Por que a Funchicórea foi proibida?
Muito utilizado para combater as cólicas em bebês, o medicamento teve registro cancelado pela ANVISA.
Existem aquelas receitinhas que passam de geração para geração e que nossas mamães sempre empregam como argumento o “usa que minha avó já receitava e dava certo”. A funchicórea é uma dessas receitas para libertar os bebês das cólicas que assombram a maioria das mamães. Mas seu registro foi cancelado pela Vigilância Sanitária.
O “pó milagroso” tem na sua fórmula folhas de chicórea, raiz de ruibarbo e flores de funcho. Tem também a sacarina, que causa o sabor adocicado ao remédio. O pó deveria ser dissolvido em água e o bebê sugar a chupeta mergulhada nessa água.
O motivo da proibição da venda da funchicórea dado pela ANVISA é a falta de comprovação da segurança e eficácia do medicamento para os fins relatados no rótulo – combater as cólicas nos primeiros meses de vida. O processo de cancelamento estava em andamento desde 2005 e teve a decisão final em 06 de fevereiro de 2012.
Por que ocorrem as cólicas? 
A imaturidade do sistema digestivo é a explicação fisiológica dada pelos médicos. Essa condição implica movimentos reflexos (sem controle) de contração e relaxamento, que podem resultar em gases e levar à cólica. A tensão ou o estresse do ambiente podem ter influência, acentuando o sintoma. Aos poucos o organismo da criança vai regularizando o mecanismo, assim como acontece quando ela aprende a andar ou a falar. O movimento do intestino também precisa de um tempo para se coordenar. Para o bebê, tudo é novidade. Nem eliminar gases ele sabe. Apenas sente o incômodo e chora.
A 'ginástica' de esticar e encolher as perninhas favorece a eliminação dos gases. Fazer massagens, esquentar a barriga do bebê com bolsa de água quente ou com uma fralda quente ajuda a acalmar. Mudá-lo de posição também. Na hora da cólica, os bebês costumam sentir mais conforto quando carregados de barriga para baixo. Como a barriguinha fica pressionada contra o braço do adulto, o efeito é o mesmo da massagem ou da fralda quente. E idem se a mãe deitar o bebê de bruços sobre a sua barriga. 

                           Separei um vídeo bacana para aprender fazer massagem



Eu particularmente fazia muita massagem no Vini e também colocava ele no baldinho para tomar banho(merece um outro post).E vocês mamães o que faziam para aliviar a cólica dos filhotes, deixem dicas.

Bjs Fabi





Nenhum comentário:

Postar um comentário