terça-feira, 3 de julho de 2012

Influenza


Com a chegada do inverno, elevam-se as preocupações com as infecções respiratórias nas crianças, particularmente as virais. Uma infecção especialmente importante é aquela causada pelo vírus influenza e é dele que falaremos um pouco nesta abaixo

O que é a infecção pelo influenza? 
A gripe, causada pelo vírus influenza, é uma infecção do nariz, garganta e pulmões. O vírus se transmite de pessoa a pessoa. A maior parte das pessoas infectadas pelo vírus irá apresentar-se bem após uma semana de doença. Porém, algumas pessoas (crianças jovens, mulheres grávidas, pessoas idosas e as pessoas com problemas crônicos de saúde) podem ficar muito doentes e algumas podem até morrer. 

Quais são os sintomas da influenza? 
A maioria das pessoas com a gripe pelo vírus influenza apresenta sintomas de cansaço, febre, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, coriza e dor muscular. Algumas pessoas, especialmente as crianças, também podem ter problemas estomacais e diarréia. A tosse pode durar duas semanas ou mais. 

Como a gripe se transmite? 
Como eu citei acima, a transmissão de faz de pessoa a pessoa e, tipicamente, o período de transmissão geralmente inicia-se 1 dia antes de surgirem os sintomas até 5 dias após o início da doença. O período de transmissão pode ser mais longo em crianças e em pessoas com deficiências imunitárias. 

Como proteger seu filho do vírus da influenza? 
A aplicação da vacina contra o vírus da influenza é o melhor modo para proteger contra a gripe. Recomenda-se que todas as crianças entre os 6 meses e 5 anos recebam a vacina anualmente, entre o outono e o inverno. As crianças que recebem a vacina pela primeira vez devem tomar 2 doses com um intervalo de 1 mês. Idealmente, todos os componentes do núcleo familiar deveriam ser vacinados para garantir uma melhora proteção. 

Existe tratamento para a gripe pelo influenza? 
Existem drogas antivirais que podem ser administradas em crianças a partir de 1 ano. Estas medicações reduzem o período de doença e de transmissão. É importante, entretanto, para que o tratamento seja efetivo, estabelecer o diagnóstico do vírus influenza até 2 dias após o início da febre, para iniciar a medicação. Nestes casos é importante discutir com o seu pediatra a melhor estratégia para o tratamento da infecção. 

Que outras medidas são úteis para proteger o seu filho do vírus da influenza? 
Tome precauções diárias na prevenção de infecções como: 
- Lavar as mãos sempre manipular o seu filho; 
- Evite lugares fechados e com grande aglomerado de pessoas; 
- Não mande o seu filho para a escola caso ele esteja doente. Se todas as mães agirem da mesma maneira a transmissão na escola será reduzida. Ele só poderá retornar à escola se estiver, no mínimo, 24 horas sem febre. 

Converse com o seu pediatra sobre a vacinação e sobre as formas de prevenir a infecção pelo vírus da influenza. Fazendo isso você estará melhorando a saúde do seu filho. Até a próxima.

Extraido da Revista Crescer
Albert Bousso é pediatra do Hospital Albert Einstein, em São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário