O momento da amamentação deve ser tranquilo e prazeroso para a mãe para o bebê, mas para que este momento de carinho seja proveitoso é preciso que ambos se sintam confortáveis e a almofada de amamentação pode ajudar nesta tarefa.
Existem vários tipos e tamanhos de almofadas de amamentação. Existe a almofada que pode ser usada tanto para ajudar a mãe dormir durante a gravidez servindo também para amamentar o bebê quando ele nascer, e aquelas exclusivamente para auxiliar a amamentação. A almofada deve ser escolhida de acordo com o tamanho do bebê para que não haja problemas da almofada ser grande ou pequena demais para o tamanho da criança, tornando assim a amamentação mais desconfortável. O tamanho ideal para uma almofada de amamentação é aquele que se encaixa na cintura de forma exata, ficando firme o suficiente para ser capaz de suportar o peso do bebê sem escorregar ou virar.
A almofada de amamentação serve para apoiar o bebê na hora de alimentá-lo para deixa-lo mais confortável em uma posição onde fica mais fácil pegar o peito e também não deixa a mãe com os braços cansados e doloridos, ajudando assim a diminuir a tensão nos ombros, braços e pescoço, principalmente quando o bebê está ficando maior e mais pesado, fazendo com que a mãe consiga manter a postura ereta prevenindo dores nas costas. Após a amamentação a almofada ainda ajuda o bebê a manter a cabeça ligeiramente levantada para facilitar a digestão e evitar o refluxo.
A cada etapa da vida e de desenvolvimento da criança a almofada de amamentação pode estar presente. Na primeira fase de desenvolvimento do recém-nascido a almofada ajuda no desenvolvimento psicomotor ao ajuda-lo no momento da amamentação, servindo também para que ele descanse após a amamentação. Aos seis meses a almofada ajuda o bebê a ficar mais tempo de bruços, o que ajuda a fortalecer os músculos do pescoço e costas, auxilia na coordenação ajudando o bebê a aprender a engatinhar, como também atua como limitador de espaço enquanto ele está sobre a cama. Aos nove meses a almofada ajuda a criança a aprender a sentar, evitando os desequilíbrios auxiliando gradualmente o bebê a criar firmeza ao sentar sozinho.
É importante que o material com o qual a capa da almofada seja feita de algodão 100%, para que seja fácil de lavar e evite gerar alergias no bebê e quanto mais simples for sua decoração melhor.
A almofada de amamentação pode ser uma ótima ajuda para a mãe no momento da amamentação, entretanto, caso seja comprada com o tamanho errado acaba perdendo sua finalidade e funcionalidade.
Muitas mamães usaram e não se adaptaram à elas. Eu particularmente usei bastante durante a amamentação e depois também.
Vini usou para ficar apoiado sentadinho no chão quando estava brincando.
Abaixo separei algumas fotinhos do modo de usá-las:
Um ninho em forma de abraço 0m+: Amamentar
Descansar: Um ninho para descansar 2m+
Brincar: Para começar a gatinhar 6m+
Sentar: Para aprender a estar sentado 9m+
Aqui meu cotoco na almofada!! 6meses
E vocês o que acham delas?
Bjs Fabi
Nenhum comentário:
Postar um comentário