sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Do Berço para Cama

Meninas andei pesquisando sobre o assunto da transição do berço para cama e acabei encontrando sempre a mesma resposta: não há idade certa e que a maioria das crianças fazem esta mudança entre
1ano e meio e 3anos e meio.
 E mais se você não tem nenhum motivo para fazer a transição, pode esperar até seu filho ter perto de 3 anos. Às vezes, antes disso, a criança não está pronta e acaba estranhando. Em alguns casos, porém, a mudança é necessária: quando a criança não cabe mais no berço, ou é muito espoleta e resolve pular as grades, ou quando há irmãozinho a caminho. 
O Vini ama o berço, estou querendo comprar a cama porque ele está muito pesado e minhas costas também agradece.

Algumas dicas que achei pela net:

Como fazer a transição do berço para cama

Faça da mudança uma grande coisa, a ser comemorada. Você pode levar seu filho para escolher lençóis novos, ou incentivá-lo a contar para todo mundo que tem uma cama nova, de "menino ou menina grande!". 
Muitos pais gostam de colocar a cama no quarto junto com o berço, por um período, e esperar que a criança manifeste o desejo de dormir lá, normalmente começando com a soneca da tarde. Até que chega o grande dia em que a criança decide ir definitivamente para a cama nova, e o berço já pode ir embora. 

Fiz a mudança, mas ele não está dormindo bem. E agora?
Se seu filho está muito incomodado por ter passado para a cama, tente dar mais alguns dias a ele, com bastante incentivo. Mas, se mesmo assim não adiantar, talvez seja o caso de desistir e colocá-lo de volta no berço. 
Há crianças que simplesmente não estão preparadas para deixar a segurança do berço. Se seu filho dormia bem, e de repente, depois da mudança, começa a ter dificuldade para pegar no sono, levantar 500 vezes ou chorar chamando você, ele ainda não estava pronto. 

Estou procurando alguns modelos de cama, optamos por comprar uma de solteiro e adaptar uma grade na lateral.








A grade para lateral seria mais ou menos este modelo:


Quando eu fizer a mudança volto aqui para contar. bjkas






4 comentários:

  1. Fá amei as dicas! Na verdade Matheus tb ama o berço mas como te disse por enquanto não vou tirar o berço tb até a adaptação! Depois te conto como foi, a cama ainda não chegou e tb estou esperando chegá-la para comprarmos o colchão hehehehe
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Amiga, ameiiii! Seu blog está maravilhoso!
    Compartinhando minha esperiencia - meu filhote tem 1 ano e 8 meses e desde 1 ano e 3 meses e dorme na caminha dele. Ele sempre dormiu bem a noite e com a chegada da Mariana decidimos mudar totalmente o quartinho dele, saiu de bebe pra rapazinho...ficou lindo. Depois que montamos tudo levamos ele pra conhecer..ele amouuuu...quando está em casa vive no quartinho dele brincando e com isso foi muito fácil pra ele aceitar a mudança. Ele dorme a noite toda, desce e sobe sozinho da cama...a coisa mais lindaa.

    ResponderExcluir
  3. Ai que bacana Joice..estamos estudando aqui esta transição..bom saber que deu certo com vcs!!obrigado pelo elogio bjsss

    ResponderExcluir